Diário News :
Home » , , , » Afta… na língua!

Afta… na língua!

Escrito por Tereza Morais em domingo, 26 de junho de 2011 | 6/26/2011 11:46:00 PM

img0014

Afta na língua… ô bichinha malvada!

Para quem nunca teve, afta trata-se de uma pequena ferida que aparece principalmente na língua, nos lábios e na parede das bochechas. Muito raramente há aftas nas gengivas e no céu da boca.

Em geral, o surgimento das aftas deve-se a distúrbios do sistema digestório. As feridas podem surgir, também, em pessoas que tomam antibióticos e antiinflamatórios, como uma reação ao medicamento (meu caso).

Após o surgimento, costumam desaparecer espontaneamente entre sete e dez dias (socorro!!! A minha ainda tem três dias!).

O único sintoma é a dor (e dói pra caramba mesmo!). E tratamento não existe para cura, apenas para aliviar os sintomas e prevenir o aparecimento de novas aftas.

A dica para quem tem propenção a ter aftas, é evitar o consumo de frutas e condimentos ácidos. E quando está com afta, evitar comer alimentos ácidos (do jeito que dói, quase tudo é difícil de se ingerir...).

Mas, atenção a quem tem uma ferida na boca! Se demorarem mais de 15 dias a atenção deve ser redobrada e uma avaliação médica se faz necessária. Pois pode tratar-se de uma doença mais grave, como herpes ou até mesmo a AIDS. O câncer de boca, ou carcinoma epidermóide, frequentemente começa com uma lesão ulcerada (afta).

O pior é que também estou constipada e com a garganta inflamada. E, para auxiliar no tratamento para combater a inflamação e a constipação, tenho de tomar vitamina C. Ou seja, faço injestão de suco de frutas ricas em vitamina C, que são, em sua maioria, péssima para quem tem afta.

O lado bom (por incrível que pareça tem um lado bom em ter afta), é que a dor me obriga a comer lentamente, bem lentamente :S.

Fonte: Portal São Francisco

Compartilhe :

3 comentários:

  1. Caramba sei isso demais... foi um suplicio em meu tempo de garoto quando trepava no tambarineiro e comia mussefe... (tamarino verde) e mucua.. mas, nunca mais. Criou calo ... kkkkkkkkkkkk Pena tenho aqui um remédio bom que alivia e cura rapidinho... é uma composição de derivados celulosicos, ácidos. URGO AFTAS.
    Melhoras joia!
    ET - Gostei do novo cabeçalho... com imagens reais.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A quem interessar, no mesmo dia em que fiz este post (26/06), minha mãe propôs tratamento natural para a afta. Fiz bocejos com chá de romã. Santo remédio! A afta durou mais dois dias. No terceiro já não tinha mais nada. E como tinha garganta inflamada, o chá ajudou tb.

    ResponderExcluir
  3. Tb sofro bastante com Aftas, mas no meu caso é uma reacao ao Glúten, pois sou alérgica a todos os alimentos que contém glúten. Como fico com a boca cheia de aftas(quando como algo com glúten)a maneira mais rápida de acabar com elas é colocar sal sobre elas, sei que dói muito mas é o que mais tem resultado rápido, pois um dia depois já estao curando e nao doem mais.

    Adoro seu blog,bjos.

    ResponderExcluir

Visitantes On




PageRank

Hora Local - Bahia

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Diário da Tereza - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template