Diário News :
Home » , , , , » Cuidando das axilas

Cuidando das axilas

Escrito por Tereza Morais em domingo, 24 de outubro de 2010 | 10/24/2010 06:55:00 PM

Um desodorante (português brasileiro) ou desodorizante (português europeu) é um produto utilizado nas axilas do corpo humano para eliminar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração. O suor contém alguns ácidos carboxílicos que apresentam cheiros desagradáveis. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas, porém, por si só, não tem cheiro ruim. Este cheiro é produzido apenas com a adição de bactérias. Por serem regiões que frequentemente estão úmidas devido ao suor, as axilas tornam-se berços perfeitos para a proliferação de bactérias. E o dor que liberam, associado ao suor excessivo, chega a ser insuportável em alguns casos.

Há muito tempo, o odor do suor já era associado a animalidade que os povos civilizados tentavam eliminar. Muitas espécies animais fazem uso do odor do suor para atraírem parceiros para a cópula. Durante o Império Romano, os homens após o banho, colocavam nas axilas almofadas contendo substâncias aromáticas. No início do século XX começou-se a produzir nos Estados Unidos um desodorante composto por uma mistura de sulfatos de potássio e alumínio. Após a Segunda Guerra Mundial o uso do desodorante praticamente se espalhou por todo o Ocidente. Atualmente muitos desodorantes apresentam na sua composição bicarbonato de sódio (NaHCO3) que reage com os ácidos carboxílicos produzindo sais inodoros. A verdade é que os homens descobriram que o odor que exalavam das axilas, muitas vezes não atraíam as mulheres, muito pelo contrário. Com o avanço tecnológico no sentido de produzir odores artificiais a partir de elementos da natureza, as mulheres passaram a ser mais seletivas e o odor que homens suados exalavam, deixaram de ser atraentes.

Atualmente, os desodorantes são usados praticamente em todas as partes do corpo, nas axilas, no cabelo, nos pés, nas genitálias, inclusive nas roupas, para aromatizar ambientes e, até em animais domésticos. Cada um fabricado para o determinado uso.

As variedades de desodorantes disponíveis no comércio são muitas: aromatizados ou não, com ou sem álcool, com ou sem agentes bactericidas, apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on. No caso das axilas, o ideal é sem álcool. Os aromatizados não são recomendados para aqueles que tem odor muito forte. Isso porque podem piorar a situação. Entre os desodorantes em forma de creme, spray ou roll-on, o ideal é spray. Os cremosos tendem a formar uma crosta de creme nas roupas e o roll-on é o principal causador das chamadas ínguas nas axilas, em boa parte dos usuários. Aqui em casa, por exemplo, nenhuma das mulheres podem usar roll-on.

Os desodorantes, denominados "antitranspirantes", ocasionam o fechamento de mais ou menos 50% das glândulas sudoríparas reduzindo a eliminação de toxinas , e podem produzir processos infecciosos nas glândulas tais como furúnculos. Muitos contém bactericidas para evitar o processo infeccioso. É possível, ainda, que alguns antiperspirantes possam irritar a pele e que não é raro o desenvolvimento de uma infecção chamada hidradenite supurativa, que se inicia na glândula sudorípara na axila ou região inguinal. Esta infecção pode levar a bacteremia (bactérias na corrente sanguínea) e choque se não tratado adequadamente. A depilação com lâmina pode agravar uma infecção axilar. No entanto, como já correu pela net, é mito associar o uso de desodorantes antitranspirantes a incidência de câncer de mama.

Segundo médicos e especialistas, nosso corpo sua para eliminar toxinas além de manter a temperatura do corpo (função homeotérmica) e, a maioria dos desodorantes ataca esse mecanismo natural do corpo, evitando a transpiração, principalmente por meio de sais de alumínio, que impedem a transpiração total e, com isso, evitam mau cheiro. Tal procedimento para essas pessoas é prejudicial a nosso organismo. Mas o que fazer então para eliminar o mau cheiro e de quebra, exalar um cheiro agradável?

Se você tem problema com suor excessivo e odor desagradável nas axilas, o ideal é procurar um médico especialista para te ajudar.

Alternativas para quem quer levar uma vida mais saudável e cheirosa:

Hamamélia (Hamamelis virginiana L) - essa substância é originada de folhas e cascas de árvores e arbustos , originados nos EUA e Canadá. A substância é conhecida por suas propriedades cicatrizante e adstringente. Os desodorantes que contêm esse ingrediente podem ser utilizados como alternativa aos desodorantes que contêm álcool. A hamamélia é considerada com um calmante natural da pele, e sua aplicação é bastante indicada para o alívio de dor no processo pós-depilatório.
Óleos essenciais - os óleos essências que compõem os desodorantes naturais são extraídos de plantas aromáticas. São inúmeros os benefícios destes óleos para a saúde. Além de agir como anti-bactericida, os óleos naturais funcionam como antisépticos ou antinflamatórios, entre tantas outras propriedades. Entre os mais utilizados estão capim-limão, álvia, alecrim e líquen.
Sais Minerais - São utilizados nos desodorantes naturais como forma de prevenir a proliferação de bactérias que causam o mau cheiro. Também conhecido com alúmem de potássio, os sais mineiras funcionam como uma camada temporária na pele, sem causar qualquer tipo de irritação.
Bicarbonato de sódio - Há quem utilize esse produto diretamente nas axilas para evitar o mau cheiro, ou que o misture com água e utilize em frascos de desodorante no decorrer do dia. O Bicarbonato de sódio, além de manter as axilas secas, neutraliza as moléculas que causam o mau odor.
Lúpulo - Esta flor da família das canabidáceas tem como propriedade a ação antimicrobiana, atuando no combate ao mau cheiro causado pelas bactérias.

Fontes de pesquisa: Wikipédia
                                 Fatiou Passou

Compartilhe :

2 comentários:

  1. Muito interesante a matéria, parabéns.
    Vamos nos cuidas.
    Desejo uma ótima semana.Bjs

    ResponderExcluir

Visitantes On




PageRank

Hora Local - Bahia

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Diário da Tereza - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template