Diário News :
Home » , , , , » Problema capilar: Caspa... Receitas caseiras para combater a caspa

Problema capilar: Caspa... Receitas caseiras para combater a caspa

Escrito por Tereza Morais em segunda-feira, 23 de agosto de 2010 | 8/23/2010 11:58:00 AM

Caspa. Estou passando por esse problema. Muito além do problema estético, é o constrangimento que esse mal causa.

Ao realizar pesquisa, encontrei o seguinte:

Quando há caspa, significa que a flora normal de germes do couro cabeludo entrou em desequilíbrio e neste caso, um fungo chamado "pityrosporum ovale" e similares aparecem percentualmente mais elevado que as quantidades normais e provoca um aumento da divisão celular que é denominada caspa ou ptiríase.
Avaliação do estado do couro cabeludo, fibra capilar e dimensões que a caspa atingiu é fundamental para este tratamento. Esfoliação do couro cabeludo para remoção física da mesma, argiloterapia, neve carbônica, Laser capilar e substâncias bactericidas controladoras da oleosidade são usadas nestes pacientes.
Pesquisas recentes revelam que, no Brasil, cerca de 54% da população na faixa etária de 20 a 50 anos tem caspa pelo menos uma vez por ano.
Tal dado refere-se também a constantes mudanças de temperatura que estimulam as glândulas sebáceas e aumentam a oleosidade do couro cabeludo, principalmente no inverno.
Ao contrario da crendice popular, não existe a caspa de inverno ou de qualquer outra estação do ano. A caspa e a seborréia não estão diretamente relacionadas a nenhuma estação do ano porém não podemos dizer o mesmo quanto as mudanças bruscas ou constantes de temperatura. (Sheila Bellotti)

Desconheço, aqui na região de Porto Seguro, a existência de um centro de tratamento capilar. Para tentar resolver o problema, recorri ao oráculo. Descobri alguns tratamentos alternativos. Vamos as dicas encontradas:

No Egito, os médicos fizeram experiências com a calvície e obtiveram resultados excelentes. Alguns indivíduos tiveram a perda de cabelo totalmente paralisada e o crescimento de novos fios. Mas esta experiência não e uma novidade absoluta. Shampoos com babosa fazem parte do estoques de nossas farmácias desde a década de 6O. A novidade fica por conta do tratamento de seborréia, eliminada totalmente do couro cabeludo de todos os indivíduos que fizeram aplicações de geléia de babosa. (Nosso São Paulo)

Tudo o que você precisa é de bastante gengibre, uma colher de chá de óleo de gengibre e uma colher de chá de suco de limão.
Rale o gengibre em cima de um paninho de trama bem solta e esprema bem até conseguir uma colher de sopa de sopa de suco de gengibre. Então é só misturar com o óleo de gergelim e com o limão.
Passe a mistura no couro cabeludo e deixe secar. Assim que secar, é só lavar o cabelo normalmente com shampoo. Refaça o processo três vezes por semana até se livrar da caspa. (Hair Experts)

A carqueja é um excelente remédio caseiro para a caspa, pois a limpeza das impurezas do sangue faz parte importante do seu tratamento, e a carqueja tem efeitos positivos sobre esta purificação.
Faça um sumo a partir das folhas da couve e aplique no couro cabeludo diariamente e ao mesmo tempo beba 1 litro de chá de carqueja é uma grande adjuvante no tratamento tópico da caspa. (Sabe Tudo)

Sim, existem vários shampoos e tratamentos anti-caspa, mas eles costumam ser muito agressivos e/ou muito caros. Por que não tentar usar o limão, que é o remédio natural contra caspa? Aqui vão quatro receitas úteis:
Receita 1 – Esprema o suco de um limão fresco em um copo cheio de água. Deixe o cabelo úmido (só com água) e massageie o couro cabeludo por alguns minutos usando a casca do limão. Enxágüe o cabelo usando a mistura de água e limão. Repita o processo semanalmente até acabar com a caspa.
Receita 2 – Esta é para ser feita de noite: pegue dois copos de água e esquente no fogo até ficar morna. Adicione o suco de um limão e duas colheres de sopa de óleo de coco. Passe a mistura na cabeça, massageando o couro cabeludo e os fios. Retire o excesso torcendo o cabelo e envolva-o em um lenço. Vá dormir. No dia seguinte, lave o cabelo normalmente. Faça o processo a cada duas semanas.
Receita 3 – Misture três colheres de sopa de pó de henna, um ovo e o suco de um limão fresco até formar uma pasta. Aplique a pasta no couro cabeludo, massageando com delicadeza. Deixe agir por 15 minutos e lave naturalmente. Pode ser feito uma vez por semana.
Receita 4 –
Faça uma mistura forte de uma parte de suco de limão para uma parte de água e mergulhe suas escovas e pentes, deixando a noite toda. Isto vai ajudar a esterilizar tudo para prevenir que a caspa se espalhe ou reapareça. (Hair Experts)

ORÉGANO ou ORÉGÃO (Origanum vulgare)
Família: Lamiaceae
Uso medicinal: indicada no tratamento contra caspa, tem propriedades antissépticas, analgésica, diuréticas, além de expectorante e sedativas.
Uso culinário: as folhas são muito aromáticas e podem ser utilizadas frescas ou secas em pizzas, massas em geral, carnes, saladas e refogados.
Parte usada: folhas (Cantvirtual)

Compartilhe :

3 comentários:

  1. Menina.. uma tia minha falou disso do limão.. meu irmão tinha caspa pra caramba! xD
    Mas um remedio da dermat. passou..

    Isso mesmo, deixa o povo informado tia!

    Cheiros!

    ResponderExcluir
  2. Caspa e fungo portanto jamais va dormir com o cabelo molhado, so piora.

    ResponderExcluir

Visitantes On




PageRank

Hora Local - Bahia

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Diário da Tereza - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template