Diário News :
Home » , , , » Meu dia de domingo na roça

Meu dia de domingo na roça

Escrito por Tereza Morais em domingo, 25 de abril de 2010 | 4/25/2010 11:06:00 PM

DSC04125

Hoje foi dia de programa de índio. O legal de se morar em Arraial D’Ajuda é que você tem opções de deversão para o domingo. Claro que não são muitas. Há muita coisa que falta na cidade. Mas, você pode escolher entre ir à praia, ir visitar os parentes (principalmente na hora do almoço!) ou ir para uma roça ou sítio de algum conhecido.

 

Neste domingo (25/04), minha mãe, minha avó, minha tia e eu fomos a um sítio de uns parentes de meu pai, Sr. Bi e D. Raquel. Lá tem de tudo!

 

Quando chegamos lá, o fogão de lenha já estava aceso e a dona da casa, preparando o almoço.

 

Mas, não fomos para comer apenas… rssss. Uma das manias de minha mãe e minha avó é levar comida quando vamos para algum lugar. E levaram! Minha mãe levou um rocambole de carne moída, recheado com presunto e queijo. E minha avó levou feijão tropeiro com frango assado! Kkkkk… Bando de farofeiras, né?

 

DSC04127

Olha uma criação nada comum que lá tem. São jabutis. Bem, chamamos de cágados (proparoxítona viu gente?).

 

Há um monte desses cágados lá. Criam para vender. E quem compra, compra para comer.

 

Confesso que nunca comi cágado. Nem sei o gosto que tem.

 

Minha mãe fala que são deliciosos. Acho que não tenho estômago para provar isso não. Vai saber né? Se um dia experimentar, falo para vocês… Hehehehe.

 

DSC04131

Uma das coisas interessantes que há nessa casa, é o altar, o oratório que eles tem dentro de casa. Há muitas imagens de santos: Nsa. Senhora Aparecida, Nsa. Sra. D’Ajuda, São Cosme e São Damião, Jesus Cristo, Nsa. Sra. de Fátima, entre outros.

 

Há mais imagens de São Cosme e São Damião. A explicação talvez deva-se ao fato de D. Raquel ter filhos gêmeos e, todos os anos oferecer para os amigos o caruru, ponto máximo da família. Dia em que várias famílias os visitam para degustar a iguaria. É uma data muito esperada por todos.

 

Segundo a crença, é preparado uma quantidade grande de caruru que é ofertado a várias pessoas. E, antes de distribuir a iguaria, todos oram para São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, protetores das crianças. Os santos médicos.

 

DSC04130

A casa é enorme. E tem uma varanda enorme também. Olha aí só uma parte de um lado da casa. Foi aí que deitei após o almoço e fui devorada pelos maruins (pequeninos pernilongos, parecidos com moscas minúsculas).

 

Fiquei com as pernas completamente marcadas! E nem senti as picadas! Só vi o resultado depois. Nem tem foto para mostrar como estão. E mesmo que tivesse, não ia publicar… Kkkkkkkkk.

 

DSC04139

Essa foto tem nada a ver com a roça… Kkkkkkk. É minha tatoo :D!!!

 

Meu dragão chinês! :P

 

Mas a foto foi tirada lá… Antes dos maruins me devorarem! Kkkkkkk.

 

Domingo, Dia das Mães, vamos voltar lá na roça. Vai ter almoço especial para a mulherada. Não sou mãe, mas, entro de gaiata no navio! Kkkkkk!

 

E foi aí meu domingo! Um dia sem conexão, sem tv, sem cel. É que lá não tem energia elétrica, o sinal de cel não pega, e net nem pensar! Mas, foi um dia muito agradável!

Compartilhe :

0 comentários:

Deixa aqui...

.... o seu comentário.

Visitantes On




PageRank

Hora Local - Bahia

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Diário da Tereza - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template