Diário News :
Home » , » Meninos x Meninas

Meninos x Meninas

Escrito por Tereza Morais em sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 | 2/05/2010 01:26:00 PM

Quando somos crianças nosso corpo parece não ter diferença de menino para menina; a única diferença que percebemos nessa idade são os órgãos genitais, que na maioria das vezes chamamos por outros nomes.


Na adolescência nosso corpo começa a mudar, e muitas vezes ficamos preocupados/as com essas mudanças. Não sabemos muito bem o que está acontecendo. As mudanças não acontecem somente no nosso corpo, muita coisa começa muda!!!

 

A fase de criança começa a se despedir quando percebemos que o nosso corpo está mudando, ou seja, começamos a crescer, o corpo se modifica, os pelos começam a aparecer, e sem sabermos porque começamos a sentir vergonha de muitas dessas mudanças...

 

Mas, por que todas essas mudanças acontecem?

Essas mudanças acontecem por causa dos hormônios, substâncias que temos em nosso corpo, que são "mensageiros químicos" que determinam onde e como nosso corpo vai se modificar e/ou crescer. Assim, os hormônios de crescimento, são tão importantes quando os hormônios sexuais, o estrógeno e a progesterona produzidos pelo ovário da mulher, e a testosterona, produzido no testículo, do homem.

 

Além disso, outras partes do nosso corpo também produzem outros hormônios que estão também envolvidos com essa transformação. Por exemplo, a hipófise, que é uma pequena glândula localizada no nosso cérebro, que produz alguns hormônios que, por sua vez, enviam mensagens para os ovários na mulher e para os testículos no homem para que eles comecem a produzir os hormônios sexuais e assim amadurecer os óvulos na mulher e a produzir espermatozóides no homem.


Ainda existem outros hormônios, como a prolactina e os andrógenos, que também ajudam na transformação do nosso corpo de criança para adolescente. Há também outras substâncias que participam dessas transformações e que não são hormônios - são os neurotransmissores, que são substâncias que têm a função transmitir os impulsos nervosos de um hormônio a outro.


Todos esses hormônios e substâncias químicas vão fazer com que o nosso corpo comece a mudar e ganhar novas formas.

 

Conhecendo as principais mudanças no Menino!

As principais mudanças que ocorrem no corpo do menino, começam a acontecer por volta dos 11, 12 anos de idade, quando entramos adolescência. A partir dai, o corpo do menino começa a se desenvolver mais ou menos nesta ordem:


       Desenvolvimento dos testículos;

Crescimento dos pelos pubianos;

O pênis cresce em diâmetro e comprimento;

Começa a crescer os pelos do rosto (barba), nas axilas e por todo o corpo;

Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação; (lembrando que cada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade);

Crescimento da laringe;

A voz começa a engrossar;

Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento").

Desta forma essas mudanças marcam a passagem de criança para adolescente, e que mais tarde passará por mais algumas mudanças chegando à idade adulta.
Agora é IMPORTANTE lembrarmos que essas mudanças não ocorrem de forma igual ou como uma regra, pois cada adolescente tem seu próprio processo e tempo para que ocorra o desenvolvimento de seu corpo.

 

Conhecendo as principais mudanças no Menina!

Nas meninas, as principais mudanças também irão ocorrer por volta dos 11, 12 anos de idade, quando as meninas também entram na adolescência, Assim como os meninos, a partir daqui o corpo da menina também começa a se desenvolver e ganhar novas formas. As principais mudanças que ocorrem são:

As mamas começam a crescer e desenvolverem;

A cintura começa a ficar mais fina;

O quadril se desenvolve;

Começa a crescer os pelos das axilas e da região pubiana;

O crescimento em altura se acelera;

Entre os 12 e 13 anos acontece a primeira menstruação, chamada de "menarca" (lembrando que isto pode ocorrer antes ou depois dessa idade, pois a menarca varia de adolescente para adolescente);

Desenvolvimento dos órgãos genitais: A vagina fica com a parede mais espessa; O útero aumenta de tamanho; Aumenta a irrigação sanguínea do clitóris;
A bacia óssea se desenvolve;

A voz começa a afinar.

Desta forma essas mudanças marcam a passagem de criança para adolescente, e que mais tarde passará por mais algumas mudanças chegando à idade adulta.


Agora é IMPORTANTE lembrarmos que essas mudanças não ocorrem de forma igual ou como uma regra, pois cada adolescente tem seu próprio processo e tempo para que ocorra o desenvolvimento de seu corpo.

 

Fonte: Adolescência.org



 

quadrinho

Além de todos esse desenvolvimento físico, notadamente aparente, há as diferenças do desenvolvimento da maturidade, o comportamental. A menina tende a se tornar adulta mais cedo que o menino. E, no campo do relacionamento amoroso, o comportamento dos dois são mais visivelmente aparentes. Enquanto elas pensam e desejam um relacionamento firme, compromissado, eles querem mais liberdade. Querem estar mais próximo dos amigos.

 

Como em toda regra há suas exceções, encontramos por diversas vezes casos opostos. Meninas que só querem saber de farra e meninos desejando algo mais sério.71

Compartilhe :

0 comentários:

Deixa aqui...

.... o seu comentário.

Visitantes On




PageRank

Hora Local - Bahia

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Diário da Tereza - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template